0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault
* Lisboa em Turisplan *

Índice do artigo

  • Fado
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Fado

    Música portuguesa; possível influência moura e (modinha) Modinha Portuguêsa, Moda ou Mote e das Serranilhas da Península Ibérica.
    Popular em Portugal; relativamente apreciado em Espanha, em França, nos Países Baixos, no Japão, na Índia, no Brasil, etc.

    Fado de Coimbra e Fado de Lisboa

    O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por uma guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e uma guitarra portuguesa. O fado foi elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO[1] numa declaração aprovada no VI Comité Intergovernamental desta organização internacional, realizado em Bali, na Indonésia, entre 22 e 29 de Novembro de 2011.
    Origem[editar | editar código-fonte]

    A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino", é a mesma palavra que deu origem às palavras fada, fadario, e "correr o fado".

    Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia, tão comuns no Fado, teriam sido herdadas daqueles cantos. No entanto, tal explicação é ingénua de uma perspectiva etnomusicológica. Não existem registos do fado até ao início do século XIX, nem era conhecido no Algarve, último reduto dos árabes em Portugal, nem na Andaluzia onde os árabes permaneceram até aos finais do século XV.
0
0
0
s2sdefault

www.turisplan.pt  Conteúdos sobe reserva. As imagens, podem ter direitos de autor.

www.turisplan.pt 

 

Este Website usa Cookies consulte as nossa Política ..... Ver Politica de Privacidade .....